Que pressupostos e critérios devemos usar para selecionar as plataformas e as tecnologias digitais mais adequadas para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem?
O desafio da atividade 2 da UC de Ambientes Virtuais de aprendizagem era:
Sobre a primeira questão, acredito que plataforma e/ou tecnologia deve estar de acordo com os objetivos de aprendizagem e com a metodologia de ensino da disciplina ou curso em questão.
É importante considerar as características dos alunos, como idade, nível de conhecimento e estilo de aprendizagem, para escolher ferramentas adequadas às suas necessidades. Além de promover a interação e a colaboração entre os alunos, além de oferecer oportunidades para feedback e avaliação.
A acessibilidade a todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais é muito importante. Isso inclui a disponibilidade de recursos em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo, e a compatibilidade com diferentes dispositivos e navegadores. termos de linguagem e cultura.
Deve ser de fácil utilização e intuitiva. Com uma interface amigável e o layout organizado, facilitando a navegação e o acesso às ferramentas e recursos.
A compatibilidade com diferentes ferramentas e recursos educacionais, como livros digitais, aplicativos e jogos educativos.
Os autores falam que:
"A seleção de plataformas e tecnologias digitais deve ir além da mera aquisição de ferramentas. É fundamental que essas ferramentas sejam integradas ao currículo e à prática pedagógica de forma significativa, promovendo uma aprendizagem autêntica e contextualizada." (Moreira & Horta, 2015, p. 12).
"A seleção de plataformas e tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem deve ser um processo criterioso e reflexivo, considerando os objetivos pedagógicos específicos, as características dos alunos e professores, as funcionalidades das ferramentas e os recursos disponíveis na instituição. Essa seleção deve estar alinhada com os princípios da inclusão, acessibilidade, flexibilidade e interoperabilidade, a fim de promover ambientes de aprendizagem que sejam verdadeiramente inovadores e eficazes." (Siemens & Tittenberger, 2009, p. 65).
Sala de Aula Virtual
Video Ant
Não conhecia essa ferramenta e apaixonei-me! Segue abaixo mais ou menos como foi por lá:
https://ant.umn.edu/rplvdejhkt/view
Referências Bibliográficas
Moreira, J. A., & Horta, M. J. (2015). Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada. Revista da Universidade Aberta, 16(2), 9-32.
Siemens, G., & Tittenberger, P. (2009). Handbook of emerging technologies for learning (p. 65). Canada: University of Manitoba.
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