Comparação da Discussão Assíncrona no Fórum Moodle com a Discussão Assíncrona Numa Ferramenta de Anotação Social (Perusall)

Na UC de Psicologia da Comunicação Online do Mestrado de Pedagogia do E-learning (2023/2025) da Universidade Aberta, fomos desafiados a conhecer e utilizar diversas ferramentas distintas para estudar, aprender e discutir os textos propostos pelo professor. Apesar de dar-nos a conhecer as ferramentas como o Kialo, o Notion, o Perusall e o Moodle, foi proposto pelo docente, fazer uma comparação entre as discussões/aprendizado através das duas ferramentas principais.

Antes de mais, é necessário definir o que é um fórum de discussão online e o que é uma ferramenta de anotação social.

 

O que é um Fórum de Discussão?


Para Salmon (2002) um fórum de discussão online é um espaço virtual onde os utilizadores se podem reunir para trocar ideias, informações e perguntas sobre um tema específico. Imagine um grande mural online onde as pessoas podem publicar mensagens, responder a outras mensagens e participar em conversas sobre um assunto de interesse comum. Os utilizadores podem criar tópicos de discussão sobre qualquer tema que desejem, publicar mensagens para iniciar ou participar em conversas em tópicos existentes, responder às mensagens de outros utilizadores para partilhar as suas ideias e opiniões, pesquisar e filtrar mensagens por tópico, autor, data e outras palavras-chave. Os fóruns de discussão são geralmente moderados por administradores que garantem que as conversas sejam respeitosas e relevantes para o tema.

O fórum utilizado foi criado dentro da disciplina que está inserida no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Aberta, que utiliza a ferramenta Moodle.

 

O que é uma Ferramenta de Anotação Social?

 

Para (Garrison & Anderson, 2003) uma ferramenta de anotação social permite que os utilizadores façam anotações em conteúdos online e as partilhem com outros. Isso facilita a colaboração em projetos, a partilha de ideias e a aprendizagem mútua. Algumas funcionalidades comuns incluem destacar e comentar texto, adicionar imagens e vídeos, e pesquisar e filtrar anotações. As ferramentas de anotação social podem ser usadas para diversos fins, como educação, pesquisa e negócios. Alguns exemplos populares são Hypothes.is, Notion, Evernote e Perusall.

A ferramenta utilizada para cometário de textos inicialmente foi o Perusall, que é uma plataforma de anotação social que permite que os alunos leiam, anotem e discutam textos online de forma colaborativa. É como ter um livro virtual onde todos podem participar da conversa. Os alunos podem destacar e comentar o texto, fazer perguntas e responder a outros, podem ver e interagir com as anotações de seus colegas, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico. Já para os professores, podem acompanhar o progresso dos alunos e fornecer feedback de forma individualizada. Site: https://www.perusall.com/

 

O que é o Kialo?


O Kialo é uma plataforma online de debate estruturado, também conhecida como ferramenta de mapeamento de argumentos. Permite a construção e partilha de argumentos de forma visual, facilitando a compreensão de diferentes pontos de vista e a tomada de decisões colaborativas. No Kialo, os debates são estruturados em "árvores de debate", que organizam os argumentos de forma clara e intuitiva. Os usuários podem adicionar prós, contras, evidências e comentários a cada ponto, tornando a discussão mais fácil de seguir e entender. Além disso, o Kialo permite a colaboração em tempo real, possibilitando que várias pessoas trabalhem no mesmo mapa de argumento. Site: https://www.kialo-edu.com/













Conclusão

Com base na utilização e leitura da literatura existente, ambas as ferramentas possuem vantagens e desvantagens.

Posso considerar que o Fórum de Discussão é mais voltado para debates aprofundados, troca de ideias e aprendizagem mútua, pois é mais fácil apresentar diferentes perspetivas sobre um tema. Como desvantagem principal considero que é mais fácil dispersar e pode ser difícil de acompanhar. Requer que os participantes leiam e respondam a várias mensagens. É precisa muita atenção e acompanhamento. Além disso, a comunicação é assíncrona, o que pode tornar a discussão menos dinâmica.

Sobre a Ferramenta de Anotação Social utilizada, o Perusall, está mais voltado para a colaboração em projetos, aprendizagem ativa e feedback instantâneo.  Como vantagem está a facilidade em desenvolver o trabalho em grupo e a partilha de ideias em tempo real. Permite que os alunos interajam diretamente com o conteúdo e contribuam ativamente para a sua análise. Oferece a oportunidade de receber e dar feedback de forma rápida e eficiente. Promove a interação entre todos e a construção conjunta de conhecimento. Como desvantagens pode estar no foco principal está na anotação do conteúdo, e a discussão pode ser menos aprofundada. Precisa de um tempo para aprender a usar a ferramenta de forma eficaz (no meu caso esse fator interferiu de forma muito negativa). A presença de muitas anotações pode distrair os participantes do conteúdo original.

 

Referências Bibliográficas:

Garrison, D. R., & Anderson, T. (2003). E-learning in the 21st Century: A Framework for Research and Practice. London: RoutledgeFalmer.

Salmon, G. (2002). E-tivities: The Key to Active Online Learning. London: Kogan Page.

https://www.kialo-edu.com/

https://www.perusall.com/

https://elearning.uab.pt/?redirect=0

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desafio: Desenhar/ Planificar a ação de formação: Professor 2.0: Imersão na Educação do Futuro

PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS , JOGOS DIGITAIS E METAVERSO

Atividade 4 -  Desenho de um Plano de Avaliação de um Módulo de Formação Digital