Comparação da Discussão Assíncrona no Fórum Moodle com a Discussão Assíncrona Numa Ferramenta de Anotação Social (Perusall)
Na UC de Psicologia da Comunicação Online
do Mestrado de Pedagogia do E-learning (2023/2025) da Universidade Aberta,
fomos desafiados a conhecer e utilizar diversas ferramentas distintas para
estudar, aprender e discutir os textos propostos pelo professor. Apesar de
dar-nos a conhecer as ferramentas como o Kialo, o Notion, o Perusall e o
Moodle, foi proposto pelo docente, fazer uma comparação entre as discussões/aprendizado
através das duas ferramentas principais.
Antes de mais, é necessário
definir o que é um fórum de discussão online e o que é uma ferramenta de
anotação social.
O que é um Fórum de Discussão?
Para Salmon (2002) um fórum de discussão online é um espaço virtual onde os utilizadores se podem reunir para trocar ideias, informações e perguntas sobre um tema específico. Imagine um grande mural online onde as pessoas podem publicar mensagens, responder a outras mensagens e participar em conversas sobre um assunto de interesse comum. Os
utilizadores podem criar tópicos de discussão sobre qualquer tema que desejem,
publicar mensagens para iniciar ou participar em conversas em tópicos
existentes, responder às mensagens de outros utilizadores para partilhar as
suas ideias e opiniões, pesquisar e filtrar mensagens por tópico, autor, data e
outras palavras-chave. Os fóruns de discussão são geralmente moderados por
administradores que garantem que as conversas sejam respeitosas e relevantes
para o tema.
O fórum utilizado foi criado dentro da disciplina que está inserida no
ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Aberta, que utiliza a ferramenta
Moodle.
O que é uma Ferramenta de Anotação Social?
Para (Garrison & Anderson, 2003) uma ferramenta de anotação social permite que os utilizadores façam
anotações em conteúdos online e as partilhem com outros. Isso facilita a
colaboração em projetos, a partilha de ideias e a aprendizagem mútua. Algumas
funcionalidades comuns incluem destacar e comentar texto, adicionar imagens e
vídeos, e pesquisar e filtrar anotações. As ferramentas de anotação social
podem ser usadas para diversos fins, como educação, pesquisa e negócios. Alguns
exemplos populares são Hypothes.is, Notion, Evernote e Perusall.
A ferramenta utilizada para
cometário de textos inicialmente foi o Perusall, que é uma plataforma de anotação social que
permite que os alunos leiam, anotem e discutam textos online de forma
colaborativa. É como ter um livro virtual onde todos podem participar da
conversa. Os alunos podem destacar e comentar o texto, fazer perguntas e
responder a outros, podem ver e interagir com as anotações de seus colegas,
criando um ambiente de aprendizagem dinâmico. Já para os professores,
podem acompanhar o progresso dos alunos e fornecer feedback de forma individualizada.
Site: https://www.perusall.com/
O que é o Kialo?
O Kialo é uma plataforma online de debate estruturado, também conhecida como
ferramenta de mapeamento de argumentos. Permite a construção e partilha de
argumentos de forma visual, facilitando a compreensão de diferentes pontos de
vista e a tomada de decisões colaborativas. No Kialo, os debates são
estruturados em "árvores de debate", que organizam os argumentos de
forma clara e intuitiva. Os usuários podem adicionar prós, contras, evidências
e comentários a cada ponto, tornando a discussão mais fácil de seguir e entender.
Além disso, o Kialo permite a colaboração em tempo real, possibilitando que
várias pessoas trabalhem no mesmo mapa de argumento. Site: https://www.kialo-edu.com/
Conclusão
Com base na utilização e leitura da literatura
existente, ambas as ferramentas possuem vantagens e desvantagens.
Posso considerar que o Fórum de Discussão é mais voltado
para debates aprofundados, troca de ideias e aprendizagem mútua, pois é mais
fácil apresentar diferentes perspetivas sobre um tema. Como desvantagem principal
considero que é mais fácil dispersar e pode ser difícil de acompanhar. Requer
que os participantes leiam e respondam a várias mensagens. É precisa muita
atenção e acompanhamento. Além disso, a comunicação é assíncrona, o que pode
tornar a discussão menos dinâmica.
Sobre a Ferramenta de Anotação Social utilizada, o Perusall,
está mais voltado para a colaboração em projetos, aprendizagem ativa e feedback
instantâneo. Como vantagem está a facilidade
em desenvolver o trabalho em grupo e a partilha de ideias em tempo real. Permite
que os alunos interajam diretamente com o conteúdo e contribuam ativamente para
a sua análise. Oferece a oportunidade de receber e dar feedback de forma rápida
e eficiente. Promove a interação entre todos e a construção conjunta de
conhecimento. Como desvantagens pode estar no foco principal está na anotação
do conteúdo, e a discussão pode ser menos aprofundada. Precisa de um tempo para
aprender a usar a ferramenta de forma eficaz (no meu caso esse fator interferiu
de forma muito negativa). A presença de muitas anotações pode distrair os
participantes do conteúdo original.
Referências
Bibliográficas:
Garrison, D. R., & Anderson, T. (2003). E-learning
in the 21st Century: A Framework for Research and Practice. London: RoutledgeFalmer.
Salmon, G. (2002). E-tivities: The Key to
Active Online Learning. London: Kogan Page.
Comentários
Enviar um comentário