Infográfico da UC Avaliação em Contextos de Elearning - Tema 1






A atividade 1 da disciplina de Avaliação em contextos de e-learning foi muito interessante e desafiante.

Proposta da atividade:

Orientações de Trabalho

1º) Escolha do par;

2º) Leitura e análise dos textos disponibilizados;

3º) Produção de um infográfico que dê conta da articulação entre as ideias e conceitos chave discutidos nos texto 1 com a análise apresentada no texto 2;

4º) Apresentação no forum da Atividade 1 do infográfico produzido; (1 de abril)5º) Debate entre os colegas de turma sobre as ideias apresentadas (1 a 3 de abril).


Escolhida e colega de  Trabalho, Andrea Lèbre, fizemos as nossas leituras, nossos resumos, debatemos diariamente os pontos fracos e fortes, fizemos infográficos e tentamos perceber ao máximo o que era proposto: elaborar um infográfico com as ideias e conceitos chave do texto 1 com a análise do texto 2.

Inicialmente a Andrea sugeriu que fizessemos um padlet com as ideias iniciais de cada texto e para compararmos por ali. Achei espetacular essa parte porque fomos construindo o inforgrafico a partir não apenas das nossas discussões no whatsapp e fórum do moodle, mas também através deste recurso que deixo aqui abaixo:


https://padlet.com/andrealebre/avalia-o-em-e-learning-ubruqcusrf60lkhf

Com isso em mãos iniciamos através do power point a construção do inforgráfico colaborativo. Neste ponto agradeço imenso à colega pela paciência comigo porque sou zero criativa e percebo muito pouco da parte gráfica. 


Após a finalização do infográfico, publicamos no fórum geral da atividade e iniciamos as comparações e debate sobre as abordagens de cada dupla.

No geral as duplas enfatizaram questões semelhantes mas coloco aqui o que mais gostei de cada um: 


Grupo A: Ana Sacavém e Luis Moniz. Essa dupla fez um quadro dos pontos que consideraram relevantes de cada um dos textos, depois apontaram o que os textos tinham em comum.  Destaco:





Grupo B: Fernanda Mestre e Telma Pinto. Optaram por falar dos textos em separado, enfatizando os pontos mais relevantes de cada um. Fizeram uma análise comparativa onde destacaram as divergências e pontos em comum. Destaco:







Grupo C: Andrea Lèbre e Tatiane Silva. Nosso infográfico completo  está acima. Procuramos demonstrar os pontos de cada um, fizemos a análise comparativa e destaco as questões abaixo:





Grupo D: Liliana Eira e Sofia Faústo. Gostei muito da mistura dos textos, da parte visual muito explicativa. Destaco:




 



Grupo E: João Baptista e Sandrine Araújo. Tal como o grupo A, fizeram um quadro comparativo consistente dos dois textos e no fim as ideias convergentes que destaco:



Grupo F: Graziela Stefanello e Pedro Lopes. Na minha opinião foi o infográfico mais completo. Fizeram as comparações dos textos em vários contextos, tais como: parte histórica, processo pedagógicos e avaliação, avaliação vista como um conjunto e novas abordagens da avaliação. Tiraram conclusões tanto da parte construtiva quanto da pare negativa de cada um dos textos. Destaco:






Grupo G: Não apresentou infográficos. 



Como conclusão, essa foi mais numa atividade onde a professora Lúcia desafiou-nos completamente. Onde inicialmente achei que não seria capaz, mas realmente trabalhar em grupo faz toda a diferença positiva para a maior parte das atividades.

Sobre a reflexão em si acredito que a avaliação na educação é um tema complexo e em constante evolução. Passou por diversas conceções ao longo do tempo, desde a ênfase na medição e certificação até a valorização da aprendizagem e do contexto social.

Ela serve a diferentes propósitos, como regulação da aprendizagem, certificação de competências, seleção e orientação, e informação sobre o progresso escolar.

No entanto, a implementação de práticas avaliativas mais complexas e contextualizadas ainda enfrenta desafios, como a pressão por resultados mensuráveis e a rigidez das estruturas institucionais.

A avaliação deve considerar diferentes perspetivas e instrumentos, reconhecer a diversidade dos alunos e dos processos de aprendizagem. Além disso, deve ser utilizada para promover a aprendizagem, fornecer feedback aos alunos e ajudando-os a identificar suas dificuldades e áreas de desenvolvimento.

Mudar a perceção dos alunos de si mesmos como meros recetores de conhecimento para participantes ativos e criadores, desenvolver a capacidade de autoavaliação e julgamento crítico, criar um ambiente de debate construtivo entre alunos e professores pode ajudar nessa mudança de pensamento obsoleto sobre o tema.

O processo participativo, que envolve alunos, professores, pais e outros membros da comunidade escolar para a implementação de práticas avaliativas inovadoras, pode auxiliar na melhoria da aprendizagem. Já que deve estimular a reflexão crítica sobre os processos de ensino e aprendizagem, com a busca da melhoria da qualidade da educação.



 

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