O que é um Ecossistema de Educação Digital, como se pode desenvolver, quem são os seus "habitantes", que ambientes podem ser criados, que configurações pode assumir?

Fomos desafiados pelo professor António Moreira a refletir sobre a questão do Ecossistema na Educação digital.


Inicialmente tive uma visão muito fechada e até antiquada sobre o tema, pois para mim os habitantes de um ecossistema educacional deveriam ser apenas os intervenientes de uma ambiente educacional tradicional transportado para a "rede". Mas com a evolução dos debates, a intervenção ativa do professor e colaboração dos colegas fez-se luz!

O artigo que a colega Graziela Stefanello partilhou fez todo o sentido, pois:

A aprendizagem OnLIFE se caracteriza por uma ecologia de aprendizagem que transcende os limites físicos da escola, conectando os alunos com diversos ambientes e recursos de aprendizagem. Essa abordagem propõe uma arquitetura digital de aprendizagem que integra diferentes elementos, como plataformas online, ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios virtuais, aulas presenciais e bibliotecas digitais (Schlemmer, Felice, & Serra, 2020, p. 2).

Vejamos os quadros abaixo:




Nosso professor também já tinha falado sobre o tema no vídeo a seguir:









Minha conclusão com as leituras, vídeos, debate e sessão síncrona percebi que TUDO faz parte do ecossistema educacional, pois absolutamente tudo está conectado, catalogado e pode fazer parte da aprendizagem. 

Por exemplo, se eu quiser estudar as tartarugas, posso colocar um dispositivo que mande as informações não apenas da localização, mas do estado de saúde e diversas informações pré-definidas por quem faz a pesquisa e pode disponibilizar para quem estuda. Portanto até elas estão ligadas em rede connosco.

Outra questão que o professor enfatizou muito são as nomeclaturas: não é educação online/presencial/ a distância - é EDUCAÇÃO. é APRENDIZAGEM e podemos aprender de várias formas ao mesmo tempo. 

Por último o conceito do ONLIFE, um termo inicialmente utilizado pelo filósofo italiano Luciano Floridi, que remete o termo ao mundo hiperconetado em que vivemos atualmente. Quando Floridi (2013) diz que  "A Educação OnLIFE não termina na escola. É um processo contínuo que se estende por toda a vida." ele resume a essência da Educação OnLIFE e seu impacto duradouro. Neste contexto aprendizagem não se limita aos anos escolares, mas sim é um processo contínuo que se desenvolve ao longo da vida.

Referências Bibliográficas:

  • Floridi, L. (2013). A filosofia da informação: Uma nova visão da realidade. São Paulo: Edições Loyola. (Cap. 8, p. 152)

Schlemmer, E., Felice, M. D., & Serra, I. M. R. S. (2020). Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educação em Revista, 36(e76120). https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desafio: Desenhar/ Planificar a ação de formação: Professor 2.0: Imersão na Educação do Futuro

PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS , JOGOS DIGITAIS E METAVERSO

Atividade 4 -  Desenho de um Plano de Avaliação de um Módulo de Formação Digital