RECENSÃO CRÍTICA_ Avaliação em Trabalhos de Grupo

 




A proposta da professora era que cada um fizesse uma recensão crítica sobre temas voltados para a Avaliação na Educação online. 


Após cada elemento do grupo escolher um tema para aprofundamento, deveríamos publicar no fórum para o efeito no moodle para avaliação dos colegas, alterar se fosse o caso e depois colocar em um documento conjunto disponível em uma drive. 

Gostei muito desta atividade porque conseguimos fazer a parte de quem é avaliado, mas também passamos pela função de avaliadores dos trabalhos dos colegas. 


O aprendizado foi consistente e o trabalho final ficou muito rico.


Abaixo segue a minha parte:


1.    Introdução

 

O trabalho em grupo ou aprendizagem colaborativa pode ser uma ótima ferramenta pedagógica e promover a colaboração, o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades socio emocionais com os envolvidos. No entanto, a avaliação do trabalho em grupo pode ser muito desafiante, pois nem todos os envolvidos do grupo de trabalho costumam contribuir com a mesma intensidade. Essa disparidade pode levar a frustrações, injustiças e dificuldades na avaliação individualizada do desempenho dos alunos pelo docente.

No artigo, Babo (2020) explora essa problemática e apresenta a ferramenta WebAVALIA como uma solução potencial para auxiliar na busca por uma avaliação justa e precisa do trabalho em grupo. Através da contextualização dos pontos positivos da aprendizagem colaborativa dos trabalhos em grupo, também oferece uma análise crítica da ferramenta apresentada como possível solução para a avaliação deste tipo de atividades. Destaca seus pontos fortes, áreas para melhorias e considerações adicionais para sua implementação da mesma em contexto académico.

 

2.    Resumo

 

O artigo inicia com a contextualização dos trabalhos em grupo e com a contribuição destes para a aprendizagem. Também apresenta com clareza os desafios da avaliação deste tipo de atividade. A autora identifica a dificuldade que os docentes normalmente enfrentam em distinguir as contribuições individuais de cada membro do grupo como um dos principais obstáculos. Essa dificuldade pode ser causada por diversos fatores, como a falta de participação ativa de alguns alunos, o desafio em identificar o papel de cada membro no trabalho e a influência da dinâmica de grupo nas avaliações individuais.

Ela destaca que a avaliação tradicional do trabalho em grupo, muitas vezes baseada em um único produto final ou em uma nota única para todo o grupo, pode ser injusta para os alunos que se esforçam mais e contribuem de forma mais significativa para o trabalho. Essa prática pode levar à desmotivação dos alunos, à frustração e à perceção de que o trabalho em grupo não é uma boa ferramenta para o aprendizado.

Em resposta aos desafios da avaliação do trabalho em grupo, Babo (2020) apresenta a ferramenta WebAVALIA como uma solução potencial para auxiliar na avaliação justa e precisa do trabalho em grupo. A ferramenta WebAVALIA é uma plataforma online de auto e heteroavaliação que permite aos alunos avaliar a si mesmos e aos seus colegas de grupo com base em critérios pré-definidos.

Fornece uma descrição detalhada da ferramenta WebAVALIA, que inclui não só seus recursos como também as funcionalidades e benefícios. Ela explica que a ferramenta permite que os alunos atribuam notas aos seus colegas de grupo e a si mesmos, ao utilizarem uma escala predefinida. A ferramenta também permite que os alunos forneçam feedback qualitativo sobre as contribuições de cada membro da equipa.

Conforme o artigo, os benefícios da ferramenta WebAVALIA para a avaliação do trabalho em grupo são principalmente:

·         Distinguir as contribuições individuais de cada membro do grupo;

  • Promover a responsabilidade individual dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o próprio desempenho e o desempenho dos colegas;
  • Melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipa;
  • Fornecer aos docentes dados valiosos para a avaliação individualizada do desempenho dos alunos.

Embora o artigo apresente a ferramenta WebAVALIA como uma solução promissora para os desafios da avaliação do trabalho em grupo, ele também reconhece a necessidade de uma análise crítica mais aprofundada da ferramenta. A autora aponta que a estrutura teórica do artigo poderia ser fortalecida com uma discussão mais detalhada das bases teóricas que sustentam a ferramenta WebAVALIA e sua abordagem à avaliação do trabalho em grupo.

Além disso, argumenta que a análise de dados de avaliação poderia ser mais abrangente, com a apresentação de dados quantitativos ou qualitativos da implementação da ferramenta. Uma pesquisa futura fica como sugestão, pois poderia explorar a efetividade da ferramenta WebAVALIA em diferentes contextos educacionais, com diferentes grupos de alunos e disciplinas.

Por fim, destaca a importância de considerar as limitações da ferramenta em causa. Isto porque ela afirma que a ferramenta não deve ser utilizada como um único método de avaliação do trabalho em grupo, mas sim como um complemento a outras ferramentas de avaliação, como a observação do trabalho em grupo, a análise do produto final e a avaliação individual do desempenho dos alunos.

 

3.    Análise Crítica Pessoal

 

O tema da avaliação do trabalho em grupo gera reflexões constantes entre educadores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. As dificuldades em avaliar essa modalidade de trabalho, caracterizada pela interdependência dos membros do grupo e pela diversidade de contribuições individuais, exigem análises críticas que considerem diferentes perspetivas e contemplem os desafios e as oportunidades que a avaliação do trabalho em grupo apresenta.

A avaliação do trabalho em grupo suscita diversos desafios que precisam ser cuidadosamente considerados para garantir uma avaliação justa e precisa.

Um dos maiores desafios reside na distinção das contribuições individuais de cada membro da equipa. A dinâmica de grupo, as habilidades interpessoais e a divisão de tarefas nem sempre permitem que o desempenho individual seja facilmente mensurado, levando à dificuldade em avaliar a responsabilidade individual e a colaboração de cada aluno.

A definição de critérios de avaliação claros e objetivos é importante para garantir a justiça e a precisão da avaliação. Tais critérios devem ser comunicados aos alunos de forma transparente, permitindo assim que compreendam o que se espera de seu desempenho e como suas contribuições serão avaliadas.

O trabalho em grupo envolve alunos com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e personalidades. A avaliação deve ser flexível o suficiente para considerar essa diversidade e evitar que alunos com habilidades menos expressivas ou estilos de aprendizagem mais introvertidos sejam desvalorizados.

A dinâmica de grupo e a coesão podem influenciar significativamente o desempenho individual. Fatores como liderança, comunicação, conflitos e colaboração podem afetar a forma como cada um contribui para o trabalho, exigindo que a avaliação considere essas possibilidades.

A avaliação do trabalho em grupo deve desincentivar a "boleia" e a falta de participação de alguns alunos. Estratégias como a autoavaliação, a heteroavaliação e a observação do professor podem auxiliar na identificação de alunos que não contribuem de forma adequada e na promoção da responsabilidade individual.

Por isso acredito que o artigo citado acima seja tão importante, já que apresenta uma ferramenta tecnológica de avaliação colaborativa entre professor- aluno (indivíduo)-aluno (equipa).

O artigo em causa é interessante porque apresenta uma ferramenta de avaliação que eu, particularmente, desconhecia e que pela descrição detalhada apresentada achei uma mais-valia como um auxílio para o processo avaliativo.

 

4.    Conclusão

 

Acredito que a avaliação do trabalho em grupo, é muito importante porque, na minha opinião,  a aprendizagem colaborativa realmente aprimora não só o aprendizado em si através da troca de experiências, mas também possibilita que estreitem-se laços afetivos com os colegas da equipa. Por isso mesmo é uma modalidade de ensino cada vez mais utilizada em diversas áreas do ensino. Entretanto apresenta desafios complexos que exigem reflexões críticas e soluções inovadoras. Fiquei completamente fascinada a ferramenta WebAVALIA pois pelo que foi apresentado, pode ter grande potencial para ser uma aliada na busca por uma avaliação justa e precisa do trabalho em grupo.

A ferramenta, que utiliza auto e heteroavaliação, oferece benefícios como a distinção das contribuições individuais, a promoção da responsabilidade individual e a coleta de dados valiosos para a avaliação.

Entretanto, como a própria autora fala no artigo, ainda são necessárias mais discussões sobre a ferramenta apresentada e sobre o próprio tema de avaliação das atividades colaborativas.

Outro ponto que achei falho, é que o artigo remete a uma amostra de alunos de apenas uma instituição de ensino superior na modalidade presencial. Faz-se necessário com urgência um estudo detalhado sobre a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam a avaliação de trabalhos em grupo em contexto de aprendizagem online, que é o caso do nosso mestrado.

Ao mesmo tempo, acredito que possam existir estudos mais recentes deste tema e que posso não ter encontrado em minha pesquisa para essa atividade.




Babo, R. (2020). Trabalho de grupo: Contribuem todos com a mesma intensidade?. Sensos-E6(3), 177–183. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3669

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