RECENSÃO CRÍTICA_ Avaliação em Trabalhos de Grupo
A proposta da professora era que cada um fizesse uma recensão crítica sobre temas voltados para a Avaliação na Educação online.
Após cada elemento do grupo escolher um tema para aprofundamento, deveríamos publicar no fórum para o efeito no moodle para avaliação dos colegas, alterar se fosse o caso e depois colocar em um documento conjunto disponível em uma drive.
Gostei muito desta atividade porque conseguimos fazer a parte de quem é avaliado, mas também passamos pela função de avaliadores dos trabalhos dos colegas.
O aprendizado foi consistente e o trabalho final ficou muito rico.
Abaixo segue a minha parte:
1.
Introdução
O trabalho em grupo ou aprendizagem colaborativa pode ser uma
ótima ferramenta pedagógica e promover a colaboração, o aprendizado
interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades socio emocionais com os
envolvidos. No entanto, a avaliação do trabalho em grupo pode ser muito
desafiante, pois nem todos os envolvidos do grupo de trabalho costumam
contribuir com a mesma intensidade. Essa disparidade pode levar a frustrações,
injustiças e dificuldades na avaliação individualizada do desempenho dos alunos
pelo docente.
No artigo, Babo (2020)
explora essa problemática e apresenta a ferramenta WebAVALIA como
uma solução potencial para auxiliar na busca por uma avaliação justa e precisa
do trabalho em grupo. Através da contextualização dos pontos positivos da
aprendizagem colaborativa dos trabalhos em grupo, também oferece uma análise
crítica da ferramenta apresentada como possível solução para a avaliação deste
tipo de atividades. Destaca seus pontos fortes, áreas para melhorias e
considerações adicionais para sua implementação da mesma em contexto académico.
2. Resumo
O artigo inicia com a
contextualização dos trabalhos em grupo e com a contribuição destes para a
aprendizagem. Também apresenta com clareza os desafios da avaliação deste tipo
de atividade. A autora identifica a dificuldade que os docentes normalmente enfrentam
em distinguir as contribuições individuais de cada membro do grupo como um dos
principais obstáculos. Essa dificuldade pode ser causada por diversos fatores,
como a falta de participação ativa de alguns alunos, o desafio em identificar o
papel de cada membro no trabalho e a influência da dinâmica de grupo nas
avaliações individuais.
Ela destaca que a
avaliação tradicional do trabalho em grupo, muitas vezes baseada em um único
produto final ou em uma nota única para todo o grupo, pode ser injusta para os
alunos que se esforçam mais e contribuem de forma mais significativa para o
trabalho. Essa prática pode levar à desmotivação dos alunos, à frustração e à
perceção de que o trabalho em grupo não é uma boa ferramenta para o
aprendizado.
Em resposta aos
desafios da avaliação do trabalho em grupo, Babo (2020) apresenta a ferramenta WebAVALIA
como uma solução potencial para auxiliar na avaliação justa e precisa
do trabalho em grupo. A ferramenta WebAVALIA é uma plataforma
online de auto e heteroavaliação que permite aos alunos avaliar a si mesmos e
aos seus colegas de grupo com base em critérios pré-definidos.
Fornece uma
descrição detalhada da ferramenta WebAVALIA, que inclui não só
seus recursos como também as funcionalidades e benefícios. Ela explica que a
ferramenta permite que os alunos atribuam notas aos seus colegas de grupo e a
si mesmos, ao utilizarem uma escala predefinida. A ferramenta também permite
que os alunos forneçam feedback qualitativo sobre as contribuições de cada
membro da equipa.
Conforme o artigo,
os benefícios da ferramenta WebAVALIA para a avaliação do
trabalho em grupo são principalmente:
·
Distinguir as
contribuições individuais de cada membro do grupo;
- Promover a responsabilidade individual dos alunos;
- Estimular a reflexão sobre o próprio desempenho e o desempenho dos colegas;
- Melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipa;
- Fornecer aos docentes dados valiosos para a avaliação individualizada
do desempenho dos alunos.
Embora o artigo
apresente a ferramenta WebAVALIA como uma solução promissora para
os desafios da avaliação do trabalho em grupo, ele também reconhece a
necessidade de uma análise crítica mais aprofundada da ferramenta. A autora
aponta que a estrutura teórica do artigo poderia ser fortalecida com uma discussão
mais detalhada das bases teóricas que sustentam a ferramenta WebAVALIA
e sua abordagem à avaliação do trabalho em grupo.
Além disso,
argumenta que a análise de dados de avaliação poderia ser mais abrangente, com
a apresentação de dados quantitativos ou qualitativos da implementação da
ferramenta. Uma pesquisa futura fica como sugestão, pois poderia explorar a
efetividade da ferramenta WebAVALIA em diferentes contextos
educacionais, com diferentes grupos de alunos e disciplinas.
Por fim, destaca a
importância de considerar as limitações da ferramenta em causa. Isto porque ela
afirma que a ferramenta não deve ser utilizada como um único método de
avaliação do trabalho em grupo, mas sim como um complemento a outras
ferramentas de avaliação, como a observação do trabalho em grupo, a análise do
produto final e a avaliação individual do desempenho dos alunos.
3.
Análise Crítica
Pessoal
O tema da avaliação
do trabalho em grupo gera reflexões constantes entre educadores, pesquisadores
e profissionais de diversas áreas. As dificuldades em avaliar essa modalidade
de trabalho, caracterizada pela interdependência dos membros do grupo e pela
diversidade de contribuições individuais, exigem análises críticas que
considerem diferentes perspetivas e contemplem os desafios e as oportunidades
que a avaliação do trabalho em grupo apresenta.
A avaliação do
trabalho em grupo suscita diversos desafios que precisam ser cuidadosamente
considerados para garantir uma avaliação justa e precisa.
Um dos maiores
desafios reside na distinção das contribuições individuais de cada membro da
equipa. A dinâmica de grupo, as habilidades interpessoais e a divisão de
tarefas nem sempre permitem que o desempenho individual seja facilmente
mensurado, levando à dificuldade em avaliar a responsabilidade individual e a
colaboração de cada aluno.
A definição de
critérios de avaliação claros e objetivos é importante para garantir a justiça
e a precisão da avaliação. Tais critérios devem ser comunicados aos alunos de
forma transparente, permitindo assim que compreendam o que se espera de seu
desempenho e como suas contribuições serão avaliadas.
O trabalho em grupo
envolve alunos com diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e
personalidades. A avaliação deve ser flexível o suficiente para considerar essa
diversidade e evitar que alunos com habilidades menos expressivas ou estilos de
aprendizagem mais introvertidos sejam desvalorizados.
A dinâmica de grupo
e a coesão podem influenciar significativamente o desempenho individual.
Fatores como liderança, comunicação, conflitos e colaboração podem afetar a
forma como cada um contribui para o trabalho, exigindo que a avaliação
considere essas possibilidades.
A avaliação do
trabalho em grupo deve desincentivar a "boleia" e a falta de
participação de alguns alunos. Estratégias como a autoavaliação, a
heteroavaliação e a observação do professor podem auxiliar na identificação de
alunos que não contribuem de forma adequada e na promoção da responsabilidade
individual.
Por isso acredito
que o artigo citado acima seja tão importante, já que apresenta uma ferramenta
tecnológica de avaliação colaborativa entre professor- aluno (indivíduo)-aluno
(equipa).
O artigo em causa é
interessante porque apresenta uma ferramenta de avaliação que eu,
particularmente, desconhecia e que pela descrição detalhada apresentada achei
uma mais-valia como um auxílio para o processo avaliativo.
4.
Conclusão
Acredito que a avaliação
do trabalho em grupo, é muito importante porque, na minha opinião, a aprendizagem colaborativa realmente
aprimora não só o aprendizado em si através da troca de experiências, mas
também possibilita que estreitem-se laços afetivos com os colegas da equipa.
Por isso mesmo é uma modalidade de ensino cada vez mais utilizada em diversas
áreas do ensino. Entretanto apresenta desafios complexos que exigem reflexões
críticas e soluções inovadoras. Fiquei completamente fascinada a ferramenta WebAVALIA
pois pelo que foi apresentado, pode ter grande potencial para ser uma aliada na
busca por uma avaliação justa e precisa do trabalho em grupo.
A ferramenta, que utiliza
auto e heteroavaliação, oferece benefícios como a distinção das contribuições
individuais, a promoção da responsabilidade individual e a coleta de dados
valiosos para a avaliação.
Entretanto, como a própria
autora fala no artigo, ainda são necessárias mais discussões sobre a ferramenta
apresentada e sobre o próprio tema de avaliação das atividades colaborativas.
Outro ponto que achei
falho, é que o artigo remete a uma amostra de alunos de apenas uma instituição
de ensino superior na modalidade presencial. Faz-se necessário com urgência um
estudo detalhado sobre a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam a
avaliação de trabalhos em grupo em contexto de aprendizagem online, que é o
caso do nosso mestrado.
Ao mesmo tempo, acredito
que possam existir estudos mais recentes deste tema e que posso não ter
encontrado em minha pesquisa para essa atividade.
Babo, R. (2020). Trabalho de grupo: Contribuem todos com a mesma intensidade?. Sensos-E, 6(3), 177–183. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3669
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