PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS , JOGOS DIGITAIS E METAVERSO
Essa UC tem virado completamente minha cabeça no que toca à inovação e apresentação de novas formas de ensinar e aprender.
A questão dos ambientes virtuais de aprendizagem tocam-me bastante, apesar de antes de entrar nesse mestrado achar que era muito integrada na vida virtual, deparo-me constantemente com novidades.
Semestre passado conheci o Perusall, o Canva, Padlet, Kialo, o famoso Chat GPT e o Gemini. Neste semestre já conheci encantei-me pelo Videoant, pelo Vidinoz, Gama e agora o hypothes.is é um software de anotação de texto baseado na Web, muito semelhante ao Perusall, que eu já conhecia.
https://via.hypothes.is/https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65704/38758
Quando achei que já tinha aprendido muito nesta UC, então o professor aparece com uma sessão presencial dentro da Ilha da Unisinos no Second Life! Foi a cereja no topo do bolo!
Fiquei tão encantada que gravei um vídeo e postei no instagram a questionar as pessoas se alguma vez na vida tiveram aulas dentro do Metaverso.
O que veio a seguir foi uma enchente de pessoas a perguntarem: como, quando? É caro? Dá para fazer lá na minha escola/universidade? Também quero aprender!
Foi então que decidi: vou mudar minha ideia de dissertação de fim do mestrado para algo (que ainda não defini bem) voltado para formação de professores para a utilização de ambientes digitais virtuais 3D e aplicação em sala de aula (seja presencial, online ou híbrida).
Saio deste tema 3 uma pessoa completamente diferente. Com vontade de inovar, criar, aprender e estar passo a passo com a evolução tecnológica na educação e na vida.
Comentários
Enviar um comentário